quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Quem foi

Fundador da Dinastia carolíngea, Pepino foi o primeiro rei dos francos a ser ungido - primeiro por são Bonifácio e depois pelo papa Estevão II.
Pepino, cognominado o Breve, filho mais novo de Carlos Martel, nasceu por volta do ano 714. com a morte do pai em 741, herdou os morgados de Nêustria, Borgonha e Provença, enquanto seu irmão mais velho, Carlomano, ficava com a Austrásia, Alemânia e Turíngia. Desde 737, na verdade, nenhum soberano reinara sobre todos os francos, mas para manter a aparência da unidade merovíngea, os dois irmãos concordaram em ceder a coroa a Childerico III.
Antes mesmo de tornar-se monarca, Pepino teve de combater numerosos adversários, entre eles seu meio irmão Grifo, que rebelou-se contra ele em 741, logo após a morte de Carlos Martel. Em 742 sufocou revoltas na Aquitânia a Alemânia e, no ano seguinte, guerreou com o Duque da Baviera. Pepino conjurou todas essas ameaças e em 747, com a decisão de Carlomano de ingressar no convento, tornou-se único regente dos francos. Em 751, com o apoio do papa Zacarias, depôs Childerico III e foi ungido rei pelo arcebispo Bonifácio.
O papado e Roma achavam-se então ameaçados pelo rei dos lombardos Astolfo, que sitiou a sede romana da Igreja. Em 753 o papa Estevão II foi forçado a exilar-se na França, onde realizou a segunda coroação de Pepino III como rei dos francos e declarou seus filhos, Carlos e Carlomano, herdeiros legítimos do Reino Franco. Pouco tempo depois Estevão II voltou a Roma escoltado por Pepino e seu exército, que forçaram Astolfo a restituir as propriedades do papa. Ante nova ofensiva lombarda em 756, Pepino tornou a invadir a Itália e infligiu mais uma derrota a Astolfo. Paulo I, que assumiu o papado após a morte de Estevão II, também contou com seu apoio. Pepino III morreu em Saint Denis, em 24 de setembro de 768, de volta de uma expedição à Aquitânia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário